19.2.09

EFEITO DOPPLER



O efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou reflectidas por um objecto que está em movimento com relação ao observador. Foi-lhe atribuído esse nome em homenagem a Johann Christian Andreas Doppler, que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842. A primeira comprovação foi obtida pelo cientista alemão Christoph B. Ballot, em 1845, numa experiência com ondas sonoras.
Em ondas eletromagnéticas, esse mesmo fenómeno foi descoberto de maneira independente, em
1848, pelo francês Hippolyte Fizeau. Por esse motivo, o efeito Doppler também é chamado efeito Doppler-Fizeau.

Características
O
comprimento de onda observado é maior ou menor conforme a sua fonte se afaste ou se aproxime do observador.
No caso de aproximação, a
frequência aparente da onda recebida pelo observador fica maior que a frequência emitida. Ao contrário, no caso de afastamento, a frequência aparente diminui.
Um exemplo típico é o caso de uma ambulância com sirene ligada que passe por um observador. Ao aproximar-se, o som é mais
agudo e ao afastar-se, o som é mais grave. De modo análogo, ao circular numa estrada, o ruído do motor de um automóvel que vem em sentido contrário apresenta-se mais agudo enquanto se aproxima, e mais grave a partir do momento em que se afasta (após cruzar com o observador).
Nas
ondas luminosas este fenómeno é observável quando a fonte e o observador se afastam ou se aproximam com grande velocidade relativa. Neste caso, o espectro da luz recebida apresenta desvio para o vermelho (quando se afastam) e desvio para o violeta (quando se aproximam).

Medição de velocidades
O efeito Doppler permite a medição da velocidade de objectos através da reflexão de ondas emitidas pelo próprio equipamento de medição, que podem ser
radares, baseados em radiofrequência, ou lasers, que utilizam frequências luminosas.
Muito utilizado para medir a velocidade de automóveis, aviões, bolas de ténis e qualquer outro objeto que cause reflexão, como, na
Mecânica dos fluidos e na Hidráulica, em partículas sólidas dentro de um fluido em escoamento.
Em
astronomia, permite a medição da velocidade relativa das estrelas e outros objectos celestes luminosos em relação à Terra. Essas medições permitiram aos astrónomos concluir que o universo está em expansão, pois quanto maior a distância desses objetos, maior o desvio para o vermelho observado.
Na
medicina, um ecocardiograma utiliza este efeito para medir a direção e velocidade do fluxo sanguíneo ou do tecido cardíaco.
O efeito Doppler é de extrema importância quando se está comunicando a partir de objectos em rápido movimento, como no caso dos
satélites.

2 comentários:

  1. O que nós aprendemos contigo :p
    Caixa transparente...Seras assim tãooooo transparente????
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Estava pesquisando para dar uma aula e em busca de imagens me deparei com o seu blog.
    Muito interessante e enriquecedor! parabens!A explicaçao do efeito Doppler foi clara e precisa...aproveitei para ler outras coisas e sao bem interessantes. parabens novamente!

    Nila Costa
    salvador- bahia

    ResponderEliminar